Tradutor

Xadrez na Escola

Conheça a magia do xadrez através vídeos,lendas,artigos e artigos e ensine xadrez de maneira correta aos seus alunos,amigos e ou parentes.Os videos estão organizados didaticamente para uma melhor compreensão dos conceitos abordados e sempre ao final de alguns tópicos  haverá um vídeo - resumo dos tópicos abordados.
Bons estudos e boa sorte!!!!
 Professor Warley de Souza Pacheco. 




1- Porque devemos aprender a jogar Xadrez?

Veja o que jogar xadrez pode fazer para você, seu filho, sua família  sua carreira, em fim para sua vida!

Alguns benefícios do de quem joga xadrez constantemente:
  • Desenvolvimento do raciocínio matemático
  • Administração do tempo
  • Maior habilidade na comunicação
  • Aumento da criatividade
  • Aumento da concentração
  • Treina o pensamento crítico
  • Aumento da memória
  • Maior maturidade intelectual
  • Aumento da auto-confiança
  • Análise de consequências
  • Ajuda nas decisões complexas
  • Reconhecimento de padrões torna-se mais fácil
  • Ajuda a lidar com situações não esperadas
  • Aumento da disciplina
  • Responsabilidade pelas ações
  • e muito mais...

As lendas do Xadrez - A lenda de Caissa

    Há milhares de anos, uma jovem deusa fazia previsões de como seria o futuro. Enquanto isso, ela resolveu criar um jogo de estratégia, o xadrez. O jogo baseava-se numa guerra, em que um exército branco confrontava-se com um exército negro. Cada exército era formado por 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, uma dama e um rei. Os peões receberam a habilidade de andar duas casas na primeira jogada, mas uma maldição os impossibilitou de atacar seus adversários que estivessem em sua frente, podendo apenas atacar os que estivessem na diagonal. As torres receberam a habilidade de fazer o roque, mas foram amaldiçoados e só poderiam andar na horizontal ou vertical. Os cavalos receberam a habilidade de saltar por cima das muralhas inimigas ou de suas próprias, mas receberam a maldição e só poderiam andar ou atacar em L. Os bispos foram espelhados nos do tempo da inquisição. Devido à sua grande crueldade, foram amaldiçoados e proibidos de fazer qualquer movimento na horizontal ou vertical. Destarte, poderiam fazer-se apenas de movimentos diagonais. A dama foi feita como referência à própria deusa. Por isso, não recebera nenhuma restrição. O rei foi feito como os grandes generais, que mandam seus comandados à batalha sem remorso e sem preocupação se eles irão retornar vivos. Foi-lhe dado a maldição de não poder aproximar-se uma casa do rei adversário. Feito o jogo, a deusa queria guardá-lo em um local seguro, senão, caso descoberto, seus pais destrui-lo-iam. Desse modo ela resolveu jogá-lo em um local qualquer da Terra. O xadrez foi parar na Índia, onde ganhou grande popularidade. Mas devido à ausência de regras, houve muita discordância entre os jogadores. Por isso eles resolveram fazer regras, que fossem seguidas por qualquer pessoa. Depois de muitos anos, Caíssa resolveu resgatar o xadrez para mostrar à seus pais. Mas quando ela percebeu que o xadrez era muito conhecido e jogado, resolveu deixá-lo na Terra definitivamente.

A Lenda SISSA

Certa vez um sultão ordenou que se organizasse um concurso, em que todos  apresentariam inventos para tentar distraí-lo. O vencedor do concurso poderia pedir o que quisesse ao Sultão. Um sábio de nome Sissa, apresentou ao sultão um jogo que havia inventado: o xadrez.
Entusiasmado com o jogo, o sultão ofereceu ao sábio a escolha de sua própria recompensa. Sissa decidiu então dar uma lição de humildade ao Sultão e pediu que colocasse um grão de trigo na primeira casa, dois na segunda, quatro na terceira, oito na quarta, e assim sucessivamente, dobrando sempre o número de grãos de trigo até a sexagésima quarta casa do tabuleiro. O sultão debochou e concordou com o pedido, pensando que alguns sacos de trigo bastavam para o pagamento. Porém, quando foi calculado o resultado, descobriu que o número de grão de trigo era praticamente impronunciável. Para recompensar Sissa seriam necessários exatamente cerca de 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo, o que daria para cobrir toda a Índia com 1 metro de trigo.
Incapaz de recompensar o sábio, o sultão nomeou Sissa sábio do reino, retirando-se em seguida para meditar, pois o xadrez ensinava a substituir o aborrecimento pela meditação.
Apesar das inúmeras lendas e histórias contadas sobre a origem do xadrez, tudo indica que este jogo surgiu no norte da Índia, durante os séculos V e VI. Nessa época não se chamava xadrez nem tinha a forma que conhecemos hoje. Evoluiu a partir de um jogo indiano chamado chaturanga, em que quatro jogadores moviam suas peças de acordo com o resultado de um dado arremessado. Tudo indica que a Pérsia (atual Irã) foi a primeira nação a conhecê-lo.


Fonte: Meu Primeiro Livro de Xadrez. (Augusto Tirado e Wilson da Silva)

Um comentário: